Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42661

Comparte esta pagina

Título : A relação entre a educação superior e o desenvolvimento socioeconômico: uma análise para o Estado de Pernambuco.
Autor : BRITO, Jessycka Portela de
Palabras clave : Ensino superior - Pernambuco; Desenvolvimento econômico – Efeito da educação; Qualidade de vida
Fecha de publicación : 10-dic-2019
Citación : BRITO, Jessycka Portela de. A relação entre a educação superior e o desenvolvimento socioeconômico: uma análise para o Estado de Pernambuco. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : A educação superior consiste em um dos agentes propulsores do desenvolvimento econômico e social das regiões, segundo Rolim e Serra (2015), visto que atua como transmissora de conhecimento e inovação, ademais, é capaz de dinamizar a economia local. Deste modo, o presente trabalho objetiva analisar a influência do ensino superior no desenvolvimento dos municípios do estado de Pernambuco. Assim como busca retratar a história do aludido setor educacional no Brasil, debater quanto as suas funções e passíveis formas de fomento ao progresso, e expor o seu desempenho nos últimos anos mediante um comparativo entre o estado e o país. Para tal, foram empregues técnicas quantitativas baseadas em dados secundários, como o método econométrico dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) para a estimação de regressões lineares múltiplas, este buscara verificar a relação entre índices de desenvolvimento socioeconômico e variáveis relacionadas ao ensino superior. Os resultados da pesquisa exibiram, por exemplo, que o número total de docentes e de funcionários técnico-administrativos, associados à educação superior, cresceu cerca de 100% e 200%, respectivamente, na unidade federativa de Pernambuco, entre os anos de 2001 e 2018. Além do mais, indicaram que a expansão do acesso ao ensino superior, em uma unidade percentual, pode ampliar a renda per capita dos habitantes das cidades pernambucanas em torno de 1,14% e 0,42%, bem como incrementar nos níveis de escolaridade dos seus jovens e adultos em aproximadamente 1,65% e 0,63%, e ainda aumentar a expectativa de vida dos residentes. Portanto, as soluções demonstraram que a educação superior, deveras, impulsiona melhores condições de vida para a população, ou melhor, propicia o desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Estado de Pernambuco.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42661
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BRITO, Jessycka Portela de.pdf554,12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons